Atestados de afastamento apresentados por médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Belo Horizonte aos fins de semana serão alvo de sindicância da prefeitura. A confirmação é da secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta sexta-feira (20).

Segundo a responsável pela pasta da Saúde municipal, o processo, que seguirá “todos os preceitos éticos, inclusive do sigilo médico”, é para apurar o “índice alto de atestados”.

“Não podemos dizer, em hipótese alguma, que existe algo errado, ilegal ou imoral nesses atestados. O papel [da sindicância] é tentar entender o que está acontecendo. Não existe informação que haja qualquer comportamento ilegal ou imoral”, reforça.

De acordo com o executivo municipal, houve uma denúncia de atestados médicos em excesso. Em nota, a PBH reforçou o “respeito ao direito dos profissionais se ausentarem por motivos médicos”.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que após recebimento de denúncia, abriu sindicância administrativa para apurar o alto número de atestados médicos apresentados por profissionais que atuam em unidades de saúde.

Esta sindicância seguirá todos os preceitos éticos, morais e legais, e não se trata de um pré-julgamento. O objetivo é entender a situação para tomar as devidas providências.

A SMSA reforça que respeita o direito do profissional de se ausentar por motivos médicos e que tem empreendido todos os esforços para garantir melhores condições de trabalho e de assistência à saúde da população do município.