Neste domingo (6), primeiro turno das eleições municipais, as forças de segurança detiveram 84 eleitores e 10 candidatos. Apesar das prisões, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou que o processo eleitoral segue de maneira tranquila. Até o momento, foram reportados 505 crimes eleitorais e comuns relacionados ao pleito.

“Até aqui, as eleições estão tranquilas, sem nenhuma ocorrência significativa”, declarou a ministra em entrevista à imprensa. Ela também ressaltou que todas as medidas de segurança para eleitores e a logística das urnas foram implementadas com sucesso, mostrando efeitos positivos no andamento do pleito.

De acordo com um boletim do Ministério da Justiça, até as 14h10, foram apreendidos R$ 9.302.455, além de 12 armas, 22 veículos e 2.289 materiais de campanha.

Cármen Lúcia destacou a alta participação de eleitores, mas não forneceu números exatos. Segundo ela, o número de ocorrências policiais e crimes eleitorais está dentro da normalidade esperada.

Em boletim atualizado às 13h, o TSE informou que 0,37% das urnas precisaram ser substituídas durante o 1º turno. Das 478.026 urnas instaladas, 1.963 foram trocadas. Apenas uma seção eleitoral teve que recorrer à votação manual, conforme o boletim do TSE.

 


Avatar

editor