Jovens representantes dos países que compõem o G20 estão reunidos esta semana no Rio de Janeiro para o Youth20, o Grupo de Engajamento de Juventude do G20, conhecido como Y20. O encontro, que começou nesta segunda-feira (12), Dia Internacional da Juventude, se estenderá até sexta-feira (16), quando o grupo deverá aprovar um documento a ser encaminhado aos líderes do G20.

Esse documento, elaborado a partir das discussões do Y20, será entregue aos representantes das demais trilhas de discussão do G20 e chegará aos chefes de estado durante a Cúpula de Líderes em novembro.

O Y20 é o grupo oficial da juventude do G20. Reúne as lideranças jovens das maiores economias do planeta, representando 85% da economia mundial e dois terços da população global. O que se discute no G20 certamente influencia a vida das pessoas no mundo inteiro”, destacou o presidente do Y20, Marcus Barão, durante uma coletiva de imprensa.

O Y20 é liderado pelo Brasil pela primeira vez e conta com a participação de 200 representantes internacionais e um público geral estimado em 2 mil pessoas. As discussões se concentrarão em cinco temas prioritários: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.

Os delegados dos países membros foram selecionados para representar suas nações nessas discussões, incluindo um grupo de cinco jovens brasileiros com idades entre 18 e 35 anos, selecionados através de um edital público: Philippe Silva, Mahryan Sampaio, Daniela Costa, Leandro Corrêa e Guilherme Rosso.

Ronald Sorriso, secretário nacional de Juventude do Brasil, reforçou a importância de discutir desafios fundamentais para o futuro, enquanto Barão expressou a necessidade de que o documento final reflita os anseios da juventude global. “Precisamos de um documento forte, que represente os anseios e as aspirações da juventude. Isso é muito sério. E para isso, precisamos alcançar o consenso e a unidade”, afirmou Barão.

O Y20, realizado oficialmente desde 2010, é reconhecido como um dos fóruns de mais alto nível de influência internacional na temática de juventude. Ele oferece a jovens líderes a oportunidade de participar dos processos de reflexão, discussão e decisão do G20, que representa 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e dois terços da população mundial.

Esta é a primeira vez que o Brasil preside o G20 no atual formato, desde que os países começaram a revezar-se na presidência em 2008.


Avatar

administrator