A estreia de Zé Ricardo chegou com a volta das vitórias ao Cruzeiro. No primeiro jogo no comando da equipe gerida por Ronaldo Fenômeno, o treinador levou o time à vitória por 3 a 0, ressaltou o trabalho de confiança com os jogadores durante os sete dias de trabalho, pediu pés no chão e elogiou alguns jogadores, como o meia Nikão.

– Diria que brilhou a estrela do Cruzeiro. Sempre tenho que enaltecer o nosso grupo. Uma vitória difícil, mas bem merecida. Conseguimos ter bons comportamentos na fase do jogo. Um momento importante para o clube, num momento sensível. Não é a vitória do Zé Ricardo, para nenhum jogador, mas para a equipe. Campeonato difícil, longo, mas temos que saber lidar. Temos um jogo dificílimo ano que vem. Mas importante a vitória contra o Santos. Parabéns ao grupo.

No segundo tempo, Zé Ricardo colocou Bruno Rodrigues e Nikão em campo. O meia virou destaque da vitória por 3 a 0, com um gol e uma assistência. O jogador foi elogiado.

– Sobre o Nikão, sempre joguei contra o Nikão. Sempre via nele uma qualidade muito grande. Poder de decisão grande. A gente começou, pude conhecer o clube na sua particularidade, essência e, conversando com os jogadores com mais experiência, rodagem no futebol para alinhar algumas coisas. Hoje é dia de de celebrar, mas amanhã mesmo vamos começar a trabalhar para enfrentar o Fluminense.

Zé Ricardo também comentou sobre a situação de Bruno Rodrigues. Ele disse que conversou com o jogador antes do jogo sobre a função que iria exercer.

– Foi isso que aconteceu com o Bruno (Rodrigues). Ele gosta mais de atuar dos lados de campo, mas pela sua capacidade e valências, ele pode fazer um segundo e também por dentro. Ele deixou claro que gosta mais de jogar por fora, mas disse a ele para não fechar a mente dele, que tinham coisas boas que tinham coisas boas que poderíamos aproveitar na função que ele fez hoje. Hoje, o Santos precisava buscar o empate, e os espaços sobrando. Tanto ele como o Nikão entraram bem. Agora, baixar a expectativa para a gente poder trabalhar em cima da humildade, porque a gente sabe que precisa brilhar coletivamente primeiro para depois brilhar individualmente.

Confiança

Em uma das respostas na coletiva, Zé Ricardo comentou também sobre o trabalho de confiança que foi feito com os jogadores durante o tempo de trabalho.

– O trabalho é intenso em todos os sentidos e aspectos. Logicamente, a gente trabalhar a confiança do atleta é importante. Sem confiança, não fazemos nada na vida. Ontem a gente teve um jogo muito disputado entre Inter e São Paulo. Inter vinha de sequência sem ganhar. Ontem São Paulo completou seis ou sete sem ganhar. As equipes grandes passam por isso, porque o Brasileiro é extremamente difícil. Mas o Cruzeiro, mesmo vindo sem vencer há oito jogos, vinha fazendo coisa boa. O que a gente tentou fazer é reforçar as coisas que vinham fazendo, acreditar no que vinha dando certo.

Zé Ricardo comentou sobre a visita de Ronaldo à concentração do Cruzeiro em Santos. Ele também falou do suporte que teve de Paulo Autuori e Andrés D’Alessandro, diretor técnico e coordenador de futebol, respectivamente.

– Agradecer ao suporte a todos que nos deram suporte, Ronaldo que foi almoçar com a gente e dando palavra de incentivo, Autuori dando palavras de conselho, D’Alessandro, que pude trabalhar com ele no Inter, hoje executando outra função e fazendo link interessante com o Sub-20, próprio Fernando Seabra fazendo considerações no dia a dia. Não foi vitória do Zé Ricardo, foi vitória em conjunto, do Cruzeiro. A gente celebra mais uma vez, mas manter os pés no chão na estratégia de colocar o Cruzeiro, pouco a pouco, brigando por títulos novamente.

Veja outras declarações de Zé Ricardo:

Análise do jogo e ansiedade

– Acho que, cortando o jogo em dois, primeiro e segundo tempos, o primeiro foi muito transpiração. As duas equipes, pela situação que vivem na competição, um pouco ansiosos para resolver as jogadas. Tivemos transições que poderiam ser melhor aproveitadas. Mas momento que passa equipe e jogador, a ansiedade acaba atrapalhando. Agora poder, com essa vitória, voltar mais confiança, porque temos bons jogadores que podem cumprir função de ataque ao espaço, apoio, profundidade. Isso que mostramos a eles. Tranquilidade para descansar e pensar no Fluminense.

Suporte no Cruzeiro e elogio a Pepa

– O grupo e o clube foram muito solícitos ao que pedi, solicitei no dia a dia. Fazer agradecimento especial à comissão da casa, que me forneceu todos os dados e trabalhou por conhecer mais os atletas, principalmente os jovens. Nosso elenco é jovem. Sete dias intensos, como não poderia deixar de ser. Estamos dentro da Toca 2 o tempo todo, aproveitando ao máximo para poder jogar com mais clareza que queremos deles. O trabalho que vinha sendo feito a gente respeita muito. Era um bom trabalho também (do Pepa), momentos do futebol, um recorte faz com que sejam feitas correções no planejamento. Mas não posso deixar de enaltecer o que vinha sendo feito. Com nossas ideias, fomos passando a eles, dividindo com eles e cobrando o que poderíamos cumprir. Com esse retorno de confiança, não só coletiva, mas individual, no caso do Bruno, Nikão, Gilberto, podemos fortalecer.

GE


Avatar

administrator