O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Brasília na terça-feira (17/12) para acompanhar a votação do Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). A proposta, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), permite a renegociação das dívidas estaduais com a União e será avaliada pelos senadores.
Zema destacou a importância do projeto para resolver o endividamento mineiro, atualmente na casa de R$ 165 bilhões. “Estive em Brasília, no mínimo, dez, doze vezes, para tratar dessa questão da dívida de Minas Gerais. Agora estamos na última etapa. Com a votação no Senado, teremos o Propag aprovado”, afirmou o governador.
O governador também elogiou o esforço do senador Rodrigo Pacheco na articulação do projeto. “Fica aqui o meu reconhecimento ao trabalho do senador, que lutou por essa solução. Ela não só viabiliza o futuro de Minas Gerais, mas também beneficia outros estados com dívidas elevadas. Este é mais um passo importante em direção ao futuro”, completou.
O Propag é visto como um instrumento crucial para reequilibrar as contas estaduais e facilitar o pagamento das dívidas com a União, promovendo alívio fiscal a estados endividados, como Minas Gerais.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado