Por Geraldo Elísio (Repórter)

Anarquista graças a Deus, em minha companhia sem formar um partido, simplesmente Zélia Gatai, fico a meditar se a eleição deste senhor que agora quer se apresentar ao público mineiro como o melhor dos candidatos à sua própria sucessão.

Não o conheço – me orgulho de tal feito – mas sei que o mesmo é diuturnamente enfeitiçado pela palavra venda, ainda que seja da consciência histórica ou do sentido de Deus, Pátria e Justiça Social. Não se espantem com a citação, pois a exemplo do professor Aníbal eu igualmente acredito ter sido o Cristo o primeiro dos anarquistas.

Caso contrário a sua vinda a esta terra perderia todo o sentido.

A eleição de Zema eu a considero parte integrante de um aviso dos Céus onde, em linhas travessas e travessas o Senhor diz a homens e mulheres:

– Tudo bem, concordo que até agora todos erraram, mas a ânsia de promover um reajuste decente pode resultar em um engano igual ao que estamos assistindo em Minas Gerais.

Quem se sentir à vontade para me corrigir – disponho de argumentos e humildade para redigir desculpas – o meu espaço permanentemente é aberto a tal exercício absolutamente sem nenhum custo, no mesmo local e tamanho, reservado a mim apenas o direito de contestar ou não se for o caso.

É um velho costume meu que ninguém ainda dele se utilizou, mas se em algum momento for invocado saibam eventuais requisitantes que não haverão falhas de minha parte e nem quero nada por isso. Há pouco para ultrapassar os umbrais dos 80 anos, não pretendo exercer a troca de minha biografia e menos ainda solicitar algo incompatível com a razão e os caminhos pautados e escolhidos.

Contudo não abro mão de advertências que sei serem ponderadas, até minúsculas, contudo úteis para os que pensam trilhar caminhos certos. Araxá significa local onde a luz se põe primeiro, mas até mesmo ela, a luz, se o ser humano assim o quiser, ele pode se recusar a vê-la. Daí eu acreditar que um bom aviso ainda tenha o seu lugar de valia.