Por Marco Aurelio Carone

Em 02 de maio de 2022, publicamos; “Solidariedade se divide entre campanhas de Zema e Kalil em MG”. A matéria informava que; o Solidariedade em Minas deverá participar da eleição apoiando políticos de chapas rivais que concorrerão ao governo do Estado. Isso porque a legenda declarou apoio para à reeleição do governador Romeu Zema, do partido Novo, ao Executivo estadual.

E vai apoiar a candidatura do Senado de Alexandre Silveira, que é do PSD – mesmo partido do ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao governo estadual Alexandre Kalil.

“Para o governo do Estado, nós já temos definido, que iremos mesmo seguir ao lado do governador Zema, como já estamos fazendo”, afirmou o presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Zé Silva.

Silveira esteve presente no evento desta segunda organizado pelo deputado estadual Professor Wendel, que é vice-presidente do Solidariedade no Estado. “Hoje, estamos anunciando apoio à reeleição do senador Alexandre Silveira, para que ele continue representando Minas no Senado. Acreditamos que seja o melhor nome”, declarou Wendel.

Questionado sobre essa ‘divisão’ de apoiar políticos de partidos rivais que vão disputar o governo do Estado, Wendel disse que isso faz parte da democracia.

O deputado federal Igor Timo, do Podemos, também esteve presente no evento. Ele declarou que a posição dele é semelhante.

“Vamos apoiando o governador Zema e acreditamos que o melhor é dar sequência ao trabalho. Ele esteve visitando o Vale do Jequitinhonha e viu as demandas, mas as coisas estão acontecendo, apesar das dificuldades. E para o Senado, temos uma relação estreita com os dois senadores de Minas, o Alexandre Silveira e o presidente Rodrigo Pacheco, que abriram as portas da Presidência do Senado para os municípios mineiros.”

Hoje, um dia depois noticiamos que; “Solidariedade formaliza apoio à candidatura de Lula nesta terça” e que o partido comandado pelo sindicalista e deputado federal Paulinho da Força (SP) oficializou nesta terça-feira (3) apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

Em clima de campanha, Lula, Alckmin e Paulinho da Força discursaram ao microfone, para uma plateia em êxtase. Os três se referiram a todos como “companheiros” e “companheiras” e exaltaram a democracia.

Além de Lula, Alckmin e Paulinho da Força, o ato reuniu políticos como os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, e Marília Arraes, que deixou o PT, se filiou ao partido e é a candidata do Solidariedade ao governo de Pernambuco.

Marília não terá o apoio formal de Lula contra o candidato do PSB, Danilo Cabral. O PT assumiu o compromisso de Lula não subir no palanque da ex-petista no estado. Mas, no evento desta terça, Marília teve lugar de destaque no palco, ao lado de Lula e Alckmin. O petista fez questão de exaltá-la.

Confuso né?