O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), parabenizou Fuad Noman (PSD) pela reeleição como prefeito de Belo Horizonte, mesmo após ter apoiado seu adversário, Bruno Engler (PL), no segundo turno das eleições, realizado no último domingo (27). Em comunicado, Zema afirmou que seu governo segue aberto ao diálogo com a prefeitura. “Meu governo continua aberto ao diálogo para a construção de ações que melhorem a vida dos mineiros”, declarou o governador.
Em entrevista ao “Estadão”, Fuad respondeu à mensagem de Zema, destacando que sua relação institucional com o governador sempre foi positiva e que pretende “continuar mantendo uma boa relação com o governo estadual, uma vez que a prefeitura seguirá contando com o apoio do Estado”.
Durante o fim de semana, Belo Horizonte enfrentou fortes chuvas que causaram alagamentos e quedas de árvores, o que evidenciou a necessidade de cooperação entre os governos municipal e estadual para lidar com problemas locais urgentes.
Zema declarou apoio a Engler apenas no segundo turno, após a eliminação de seu primeiro candidato, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que tinha o aval do partido Novo e ficou em terceiro lugar com 15% dos votos. Na decisão final, Fuad Noman venceu Engler com 53,73% dos votos contra 46,27%.
O governador também estendeu felicitações a Eliza Araújo (PSD), eleita prefeita de Uberaba (MG) com 86.492 votos (55,60%) e, além disso, parabenizou Sérgio Victor (Novo), eleito prefeito em Taubaté (SP), destacando a vitória como um marco do partido Novo nas urnas em 2024.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH