O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, emitiu uma nota nesta quarta-feira parabenizando Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária, pela sua indicação à presidência do órgão, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nomeação de Galípolo ainda precisa ser aprovada pelo Senado, e, se confirmada, ele assumirá o cargo em janeiro, após o término do mandato de Campos Neto em dezembro.
Na nota, o Banco Central destacou que Campos Neto tem trabalhado de forma harmoniosa e construtiva com Galípolo desde sua chegada à instituição e que a transição dos mandatos será conduzida da maneira mais suave possível, preservando a missão do Banco Central. Campos Neto também desejou sucesso a Galípolo em sua nova etapa profissional.
Além disso, Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ex-presidente do Banco Central, também felicitou a indicação de Galípolo, ressaltando a importância da continuidade do trabalho da instituição para a estabilidade econômica do país.
Em seu primeiro pronunciamento após a indicação, Galípolo afirmou que liderar o Banco Central é uma “honra, prazer e imensa responsabilidade,” e ressaltou que aguardará a aprovação do Senado para assumir o cargo, respeitando a institucionalidade do processo.