A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte realizam de 8 a 12 de março, a 2ª edição da VILA LÊ – Semana da Literatura do Centro Cultural Vila Santa Rita.

Nesta edição, a iniciativa aborda o protagonismo feminino na literatura e homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus. Rodas de conversa e leitura, exposição, intervenção artística, sarau, oficina e apresentação musical são algumas das atividades que fazem parte da programação, voltada à promoção e democratização do livro, da leitura e da literatura.

O Centro Cultural Vila Santa Rita fica na rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, na região do Barreiro. Toda programação é gratuita, segue os protocolos de controle da Covid-19 e está disponível para consulta no Portal Belo Horizonte.

Com o tema “Carolinas: Mulheres, Corpos e Literaturas”, a semana propõe uma reflexão sobre a luta pelos direitos das mulheres contra as estruturas sociais patriarcais, a partir da escrita e da literatura. A edição homenageia a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, mulher preta periférica que relatou em suas obras o cotidiano da favela e o racismo estrutural da sociedade, além das desigualdades de gênero.

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, destaca que, ao reunir artistas, obras literárias, performances e exposições de artes visuais do Barreiro, em diálogo com outras regiões da cidade, a 2ª edição do Vila Lê demonstra a vocação dos centros culturais municipais para a articulação e valorização da produção artística nos territórios.

“A homenagem a Carolina de Jesus e a reflexão acerca dos direitos das mulheres destaca pautas urgentes, que precisam ser evidenciadas cotidianamente. É papel do poder público atuar também na promoção dos direitos das mulheres, das mulheres pretas e periféricas, e acreditamos que por meio da arte e da cultura é possível fazer com que isso aconteça”, explica Bof.

A abertura do evento acontece nesta terça-feira, dia 8, às 19h, com a Roda de conversa: literatura, maternidade e anseios, que reunirá mulheres que são mães e escritoras para debater com o público a presença feminina na literatura.

Entre as convidadas, estão Cristiane Moreira, autora do livro “Gambiarras”, em que narra o seu percurso na construção da maternidade; Cristina Nonato, poetisa marginal, que retorna à literatura quando sua filha, Abelha, se torna também poetisa; e Karine Bassi, escritora, artista marginal, educadora social, atriz e editora popular na editora Venas Abiertas.

A abertura ainda conta com a intervenção de dança das bailarinas da Cia Agnes, que apresentam a performance “Cada Voz”. Outra atração será a inauguração da exposição de artes visuais e plásticas Várias “Carolinas”, com obras das artistas Marina Rima, Marisa Godecam, Sophyê Farol e Vênus Sunev.

A mostra apresenta colagens, poemas concretos e mandalas reunindo cerca de 30 obras que trazem a presença da mulher nas artes e o debate sobre feminismo e empoderamento feminino. A exposição fica disponível para visitação durante todo o mês de março.

Na quarta-feira, dia 9, às 15h, acontece a atividade Quarta do Conto Especial. A ação trabalhará a leitura da obra “Princesas Guerreiras” e é destinada a crianças, jovens e adultos, com a proposta de desconstruir, a partir da literatura, a imagem da mulher como um ser frágil. Também está prevista, às 19h, a Roda de Leitura Vila Lê, sobre o texto “7 mulheres – maternidade e isolamento social”, com mediação de Daniela Chaves e a participação das convidadas Waldirene Reis e Shirley Angelina.

Na quinta-feira, dia 10, às 15h, a oficina “Confeccionando Meu Diário” realiza um bate-papo sobre a escrita de um diário seguido da confecção de um exemplar a partir de dobraduras e costura simples. No mesmo dia, às 19h, o Sarau Vila Lê exibe um documentário e promove a leitura de poesias de Carolina Maria de Jesus e do livro “Eu Bonsai”, de Maria Isabel Carlos.

Na sexta-feira, dia 11, a atividade Histórias promove em dois horários, às 10h e às 15h, um encontro de crianças e contadores de histórias com a temática do universo feminino, com a proposta de despertar o público infantil para a leitura.

A programação do último dia, sábado, 12, inicia às 13h, com a Feira Cultural Abelharte e Feira Literária. Feita em parceria com as produtoras culturais locais, Nu Trilhar e Abelhart, estão previstas exposição de poesias, artesanato e criações com comida da quebrada e intervenções artísticas, entre outras atividades que valorizem a economia de empreendedores locais.

A tarde também conta com apresentações artísticas, que iniciam às 14h, com a abertura trazendo as atrações Kadoshi, o pocket show da Mc Abelha e intervenções de artes plásticas das Mulheres Grafiteiras, com as artistas Amazonita e Yasmin Queiroz. Finalizando a programação, às 18h, a Batalha do Conhecimento traz um duelo de rimas sob o comando da MC Amazonita, que conta com a participação de poetas e artistas locais e um pocket show.

Serviço

2ª VILA LÊ – Semana da Literatura do Centro Cultural Vila Santa Rita – Carolinas Mulheres, Corpos e Literaturas

De 8 a 12 de março de 2022

Local: Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita)

Horário de funcionamento: terça à sexta: das 9h às 19h; sábados: das 9h às 17h

Entrada gratuita

Informações: portalbelohorizonte.com.br