Na tarde deste domingo, 13 de abril, o América enfrentou o Remo no estádio Mangueirão, em Belém do Pará, e saiu derrotado por 2 a 0 em partida válida pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois gols da equipe paraense foram marcados por Pedro Rocha, atacante que aproveitou falhas da defesa americana para decidir o jogo.
Com o resultado, o América estaciona na 11ª colocação com três pontos, enquanto o Remo sobe para a quarta posição na tabela. O próximo compromisso do time mineiro será na quinta-feira, 17 de abril, contra o Amazonas, no estádio Independência, às 21h30. Já o Remo visita o Botafogo-SP, também na quinta-feira, às 20h, em Ribeirão Preto.
Desde o apito inicial, o time da casa demonstrou mais intensidade e logo aos primeiros segundos criou sua primeira chance, quando Alan Rodríguez avançou pela esquerda e cruzou perigosamente. O América tentou responder aos oito minutos, em cobrança de falta de Figueiredo, bem defendida pelo goleiro Marcelo Rangel.
Aos 12 minutos, em um rápido contra-ataque iniciado por Marcelinho, o Remo abriu o placar. A jogada seguiu com Janderson, que chegou à linha de fundo e cruzou para Pedro Rocha cabecear firme e marcar o primeiro gol da partida. O América, diante do revés, tentou reagir, mas encontrou dificuldades para penetrar na defesa adversária.
Aos 23, o time mineiro teve uma boa chance com Willian Bigode, que finalizou após jogada pela direita, mas novamente Marcelo Rangel salvou. O Remo ainda teve outra oportunidade perigosa no fim da primeira etapa, quando Pedro Rocha apareceu de novo na área, dessa vez finalizando de peixinho para fora.
No segundo tempo, mal a bola rolou e o América sofreu mais um duro golpe. Aos dois minutos, Luan Martins encontrou Janderson na área, que cruzou rasteiro para Pedro Rocha ampliar o placar, deixando o time da casa com boa vantagem.
O técnico William Batista então fez alterações buscando mais presença ofensiva, colocando Elizari e Miguelito em campo. O América voltou a incomodar aos 20 minutos, com mais uma tentativa de Willian Bigode, que cabeceou após cruzamento de Mariano, mas Marcelo Rangel, em tarde inspirada, novamente evitou o gol mineiro.
Nos minutos finais, o América tentou pressionar, mas parou em uma defesa consistente do Remo, que conseguiu neutralizar as ações ofensivas dos visitantes. Aos 36 minutos, a equipe paraense quase marcou o terceiro gol em finalização de Adailton, que passou pela marcação e exigiu boa intervenção do goleiro Matheus Mendes.
Sem conseguir furar o bloqueio rival, o América deixou o Mangueirão sem pontuar. Apesar das tentativas ofensivas, os erros defensivos e a dificuldade na criação de jogadas foram determinantes para o resultado negativo.
Ficha técnica – Remo x América
Competição: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
Local: Estádio Mangueirão, Belém do Pará
Data: 13 de abril de 2025
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Remo: Marcelo Rangel; Marcelinho (Dodô), William Klaus, Reynaldo e Alan Rodríguez; Giovanni Pavani (Luan Freitas), Caio Vínicius e Pedro Castro (Daniel Cabral); Janderson (Kadu Santos), Pedro Rocha (Adailton) e Felipe Vizeu. Técnico: Daniel Paulista.
América: Matheus Mendes; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Yago Santos (Miguelito), Cauan Barros e Miqueias (Elizari); Fabinho (Stênio), Figueiredo (Benítez) e Willian Bigode (David Lopes). Técnico: William Batista.
Gols: Pedro Rocha, aos 12′ do 1ºT e aos 2′ do 2ºT (Remo)
Cartões amarelos: Miqueias (América), Giovanni Pavani, Felipe Vizeu e Luan Martins (Remo)
Foto: Samara Miranda/ Remo