O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas com raios e trovoadas, de sexta-feira (21) até domingo (23), em Belo Horizonte e outras cidades da Grande BH.

Para sexta, a previsão meteorológica indica para a capital mineira céu nublado com pancadas de chuva no final da tarde. Já a temperatura continua elevada, com máxima de 31ºC. A mínima registrada foi 16.4ºC. A umidade relativa do ar gira em torno de 40%.

Céu nublado com pancadas de chuva a qualquer hora são esperados para o sábado (22). A temperatura diminui em relação aos altos índices registrados ao longo da semana em BH e fica entre 17ºC e 25ºC. A umidade relativa do ar será de 60%.

As chuvas também não vão dar trégua no domingo (23). A previsão do Inmet indica céu nublado com pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura reduz e gira entre 16ºC e 22ºC.

A umidade relativa mínima do ar no domingo será de 70%. O índice é superior aos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Possibilidade de granizo

O Inmet já havia emitido alerta para o risco de chuva forte, com possibilidade de granizo, em 175 cidades mineiras. Belo Horizonte não está incluída.

Os municípios que podem ser atingidos ficam no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste e Oeste.

Cuidados em caso de chuva

A recomendação do órgão é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de acidentes, podem ser acionados o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou a Defesa Civil, pelo 199.


Avatar