O prefeito Fuad Noman, candidato pela coligação “BH Sempre em Frente”, visitou nesta quinta-feira (26/9), o Monte de Orações, localizado no bairro Palmares, na região Nordeste da capital. Trata-se de um local destinado a preces, que nos finais de semana reúne fiéis de religiões de vários credos.

Acompanhado da primeira-dama, Mônica Drummond, e do seu candidato a vice, vereador Álvaro Damião, o prefeito Fuad anunciou que, atendendo aos pedidos da comunidade, a Prefeitura de Belo Horizonte vai construir no local (uma área do município com 42 mil m²) uma nova escadaria e um mirante no alto do monte. As intervenções estão orçadas em R$ 2 milhões e serão custeadas com recursos da Prefeitura. O edital para a construção da escadaria e do mirante será publicado em dezembro e as obras devem ter início no primeiro semestre de 2025.

O prefeito anunciou ainda o apoio à Marcha para Jesus, para atender não só ao apelo dos evangélicos, como também estimular o turismo religioso, atraindo para a cidade pessoas que vão movimentar os setores de eventos, hotelaria e serviços. “Essa área é abençoada. As pessoas vêm aqui para orar, para buscar a cura, para buscar a paz e a tranquilidade. Mesmo assim está abandonada. Quando soube da demanda, há pouco tempo, nós recomendamos à nossa Zeladoria e à Secretaria de Obras um projeto de revitalização dessa área”, disse Fuad, informando que o projeto já está pronto. “Vamos refazer a escada, adequá-la com guarda-corpo, vamos fazer uma rampa para trazer acessibilidade, um mirante e um banheiro. Vamos revitalizar para atender ao interesse da comunidade e das igrejas, porque aqui confluem fiéis de todas as igrejas. Temos muito trabalho pela frente.”, acrescentou.

Meu dever como prefeito é cuidar da cidade e, para isso, estamos buscando atender as demandas dos vários segmentos da cidade. Se essa demanda vem de uma igreja, eu tenho que atender. Se essa demanda vem de outra origem eu tenho que atender. Eu vou às vilas e favelas e vejo demandas que não têm nada a ver com igrejas. Aqui é uma demanda da população. Sou prefeito de Belo Horizonte. De todas as pessoas. Como costumo dizer, meu partido é Belo Horizonte”, concluiu Fuad.

Belo Horizonte quer impulsionar turismo religioso

O Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. A capital mineira quer atrair uma parcela considerável desses turistas, pois tem diversos atrativos nesse campo. Tem, por exemplo, santuários e igrejas importantes, como a Capela São Francisco de Assis, também conhecida como Igrejinha da Pampulha, além dos Santuários de São José, Nossa Senhora da Boa Viagem, São Paulo da Cruz, da Saúde e da Paz, o Arquidiocesano São Judas Tadeu e de Nossa Senhora da Conceição dos Pobres.

Além desses locais, todos ligados à Igreja Católica, Belo Horizonte possui espaço para a diversidade religiosa. Dentro de um variado leque de crenças, Belo Horizonte tem ainda mesquita, sinagogas, templo budista, terreiros de candomblé, centros espíritas, sem contar as pessoas que seguem tradições indígenas e exotéricas, ritos orientais e o hinduísmo.

Entre os cristãos, os evangélicos têm uma participação ativa na vida religiosa de Belo Horizonte. Na cidade, são cerca de 400 templos, com mais de 20 denominações, distribuídas entre as tradicionais históricas (batista, metodista, presbiteriana e luterana), pentecostais e neopentencostais.

Foto: Júnia Garrido


Avatar

administrator