Nesta sexta-feira (27/9) o prefeito Fuad Noman (PSD), candidato à reeleição pela Coligação “BH Sempre em Frente”, foi recebido na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACEMG) por empresários do setor. No encontro, realizado na sede da entidade na Savassi, região Centro-Sul da Capital, o prefeito, que estava acompanhado do seu candidato a vice, vereador Álvaro Damião, fez uma breve apresentação dos dois anos e meio de gestão à frente da Prefeitura de BH.
Em sua explanação, Fuad destacou os avanços nas finanças municipais nos últimos anos, que melhoraram significativamente a capacidade de pagamento e de endividamento da prefeitura. Citou ainda índices que apontam para o quase pleno emprego e para a redução da linha de pobreza. “Em 2022, Belo Horizonte tinha 14,7% de desempregados. Agora, estamos com 6.7%. Se antes Belo Horizonte tinha 4,5% de pessoas na linha de pobreza, hoje, tem 1.7%, ou seja, 115% a menos. Estamos trabalhando para recuperar o emprego e trazer dignidade para as pessoas”, destacou o prefeito, adiantando que “para atingir esse objetivo a Prefeitura está investindo mais de três bilhões de reais”, afirmou.
Nesse encontro, o prefeito voltou a destacar os setores de comércio, serviços e eventos como as atividades econômicas com mais destaque na Capital. “O objetivo principal dessa minha visita é ouvir os representantes do setor e entender quais são as suas necessidades. Mesmo com a atividade econômica em recuperação, o desemprego e a linha de pobreza diminuindo, ouvir as lideranças empresariais do setor é sempre importante para resolver questões que ainda estão pendentes”, explicou Fuad. “Ainda vejo, por exemplo, muitas lojas fechadas. Questões como essa precisam ser resolvidas. Estou aqui para ouvir dos empresários, saber quais parcerias que podemos estabelecer, o que mais podemos fazer para fomentar o comércio de Belo Horizonte. Como podemos, juntos, fortalecer a atividade comercial, para que as pessoas possam ganhar, vender, comprar e, logicamente, a prefeitura arrecadar seus impostos”, acrescentou.
Programa de Microcrédito beneficiará comerciantes
Fuad afirmou que a Prefeitura já vem adotando uma série de ações que visam melhorar a atividade comercial da cidade, entre elas, o programa de microcrédito. “O objetivo desse programa é gerar produtos para comercialização e para a compra de equipamentos de produção. Por exemplo, se você faz camisetas e tem uma máquina adequada, esse produto pode ser colocado no comércio. Isso fomenta vilas e favelas. São pequenas ações que têm grande repercussão”, disse.
Perguntado como visualiza a Belo Horizonte do futuro, Fuad afirmou que é uma cidade que está preparada para enfrentar as mudanças climáticas. E que, para isso, está fazendo obras de macro e micro drenagem, além da contenção de encostas. Adiantou que na próxima gestão, caso seja eleito, uma das obras que terá maior impacto ambiental será o Parque Ciliar Comunitário do Córrego do Onça. “Estamos na fase de desapropriação. As obras, de fato, vão começar a partir do ano que vem”, concluiu.
Fotos: Júnia Garrido