A gestora Kinea conquistou a concessão da Rota do Zebu (BR-262), que conecta Uberaba e Betim, em Minas Gerais, ao oferecer um desconto de 15,3% na tarifa básica de pedágio. O leilão, realizado nesta quinta-feira (31) na B3 (Bolsa de Valores), consolidou a presença dos fundos de investimentos nas concessões rodoviárias. A Kinea participou com o nome Rotas do Brasil em associação com o grupo Way Brasil, focado em construção e concessões rodoviárias.

O BTG Pactual foi o único concorrente da Kinea, propondo um desconto de 15,2% por meio do fundo “BTG Pactual Infraestrutura III”. A disputa foi acirrada e decidida no viva-voz, com propostas incrementais até o valor final.

Não é a primeira vez que o BTG participa de um leilão de rodovias. Em setembro, concorreu na licitação da Rota dos Cristais, que conecta Belo Horizonte a Cristalina (GO), mas foi superado pela Vinci Highways, que apresentou uma oferta mais vantajosa.

Com 440 km de extensão e um investimento estimado de R$ 4,4 bilhões, a concessão da Rota do Zebu segue o novo modelo de leilão do governo Lula, que beneficia o proponente com o maior desconto na tarifa de pedágio. Para descontos acima de 18%, exige-se um depósito financeiro como garantia para a execução das obras. Esse mecanismo busca maior sustentabilidade financeira e ampla concorrência nos projetos.

A Rota do Zebu foi relicitada após a devolução do ativo pela concessionária Concebra, que em 2020 optou por retornar a concessão ao governo. A nova concessão homenageia o gado zebuíno, símbolo de Uberaba, conhecido por sua excelência na pecuária.

Esse cenário é parte de uma tendência crescente, com a vitória de fundos de investimento em leilões de rodovias federais e estaduais. No dia anterior, a Pátria Investimentos participou do leilão da concessão estadual da Rota Sorocabana, arrematada pela CCR, após apresentar uma oferta de R$ 1,09 bilhão, a terceira maior no certame.

No Paraná, o Grupo Pátria já havia conquistado 473 km de rodovias ao oferecer um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado, superando a Infraestrutura PR, do Grupo Equipav, que ofereceu 8,3%. Em agosto, a administradora curitibana 4UM obteve a concessão da BR-381 (Rodovia da Morte), vencendo o Opportunity na disputa.

Foto: Triunfo Concebra/Divulgação

 


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