A irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, Kim Yo Jong, declarou nesta terça-feira (9) que a desnuclearização da Coreia do Norte “não passa de um sonho”, rejeitando os recentes esforços diplomáticos dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão para persuadir Pyongyang a abrir mão de seu arsenal nuclear.
A declaração foi uma resposta a um comunicado conjunto divulgado na semana passada pelos três países, à margem de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No texto, os governos reafirmaram o compromisso com a “completa desnuclearização” da península coreana.
Segundo a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA, Kim Yo Jong classificou a proposta como ilusória. “Qualquer conversa sobre desmantelar nossas armas nucleares é um sonho que jamais se tornará realidade”, afirmou. Para ela, esse tipo de demanda representa “o ato mais hostil de negação da soberania da Coreia do Norte”.
A irmã do líder norte-coreano também criticou o que chamou de “desespero” dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul ao se unirem em discursos sobre desnuclearização.
Durante o primeiro mandato do ex-presidente dos EUA Donald Trump, ele e Kim Jong Un se reuniram em 2018 e 2019 com o objetivo de avançar em um acordo de paz nuclear. No entanto, após o fracasso do segundo encontro, a Coreia do Norte intensificou seus programas militares e atômicos.
Foto: STR / KCNA VIA KNS