O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), embarcam juntos nesta quinta-feira para o Amapá, onde participarão da inauguração de obras. Lula convidou Alcolumbre para acompanhá-lo no mesmo voo até o Norte do país, seguindo o protocolo cerimonial da Presidência.

Esta será a primeira vez que os dois dividirão agenda fora de Brasília desde a eleição de Alcolumbre para a presidência do Senado. Em Macapá, Lula inaugurará um residencial e lançará as obras do novo campus do Instituto Federal do Amapá. Além disso, oficializará a transferência de terras da União para o estado, reforçando seu compromisso com a região.

A visita ao Amapá faz parte da estratégia de aproximação entre Lula e Alcolumbre, peça-chave na articulação política do governo no Congresso. O presidente busca fortalecer essa relação visando aprovações de projetos prioritários.

As agendas foram sugeridas pelo ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, aliado de Alcolumbre. Góes e o presidente do Senado fazem parte do grupo político do governador Clécio Luis, que pretende disputar a reeleição em 2026.

Após a passagem pelo Amapá, Lula seguirá para o Pará, onde anunciará novas iniciativas do programa Minha Casa, Minha Vida, atendendo a sugestões do ministro das Cidades, Jader Filho. Na sexta-feira, o presidente visitará as obras da COP30 em Belém, evento climático da ONU programado para novembro de 2025.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom /Agência Brasil

 

 

 


Avatar

administrator