Os índices da Covid-19 estão voltando a subir no estado. Entre essa terça (24/5) e quarta-feira (25/5), foram 4.072 novos casos confirmados e 42 mortes causadas pelo coronavírus em Minas Gerais. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde.

A última vez que o número de casos confirmados da doença em 24 horas foi superior ao registrado hoje ocorreu em 23 de março, quando 5.110 se infectaram e 37 morreram em decorrência do vírus. Também com alta no número de mortos, a data mais recente que supera o índice desta quarta foi em 20 de abril, com 79 óbitos.

Belo Horizonte vive sem a obrigatoriedade de máscara em locais fechados desde 28 de abril, enquanto o estado está nesta situação desde o dia 1° de maio. Infectologistas não descartam a possibilidade de retorno do uso de máscaras com alta de casos.

A média móvel de casos está em 2.146,4 confirmações diariamente, número que também está crescendo, e é o maior desde o dia 6 de abril deste ano.

Atualmente, 82,7% da população com mais de 5 anos no estado foi vacinada com duas doses, enquanto 57,3% dos maiores de 18 anos estão com o primeiro reforço. Avança lentamente a cobertura da 4ª dose, que está com 21,7% do público-alvo já vacinado.

Na capital, todas as pessoas já convocadas para a vacinação, de qualquer dose, podem procurar centros de saúde e postos extras de segunda a sexta-feira para se vacinar.  Os locais ficam disponíveis no site da PBH.