A Netflix (NFLX34) divulgou nesta terça-feira (19) que perdeu 970 mil assinantes entre abril e junho, evitando o pior cenário projetado pela companhia, mas divulgando uma previsão abaixo das expectativas de Wall Street para o atual trimestre.

Apesar disso, as ações da companhia disparavam no pregão estendido uma vez que a previsão da companhia, embora menor que o esperado, representa um retorno de crescimento de assinantes. Os papéis, que acumulam queda de 67% neste ano diante das preocupações sobre o crescimento da empresa, subiam 7% após a divulgação do balanço.

A companhia planeja lançar um serviço que prevê exibição de propaganda no próximo ano e alertou que a valorização do dólar também está atingindo a receita obtida fora dos Estados Unidos.

A Netflix tinha avisado em abril que esperava perder 2 milhões de assinantes no segundo trimestre, chocando investidores e criando dúvidas sobre suas perspectivas de crescimento no longo prazo.

Apesar dos cancelamentos no trimestre não terem sido tão altos quando o esperado, a Netflix estimou que as adições de clientes durante o terceiro trimestre vão somar 1 milhão. Analistas de Wall Street, em média, esperavam uma previsão de 1,84 milhão de novos assinantes, segundo dados da Refinitiv.

Em carta para os acionistas, a companhia afirmou que examinou a queda nas assinaturas e que o movimento foi atribuído a uma série de fatores incluindo compartilhamento de senhas, competição e crise econômica.

A Netflix continua sendo o maior serviço de streaming de vídeo do mundo, com quase 221 milhões de assinantes.

Na véspera, a companhia anunciou que vai cobrar um adicional de usuários em cinco países latino-americanos que acessarem suas contas em mais de uma residência. Os países alvo da ação são Argentina, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Guatemala. Procurada no Brasil, a Netflix afirmou apenas que “o Brasil não está incluído entre os países em que a regra (de moradia extra) será adotada”.

Em abril, a companhia afirmou que estava trabalhando para reduzir os cancelamentos em parte por meio de ações para coibir o compartilhamento de senhas por várias pessoas e também anunciando o lançamento de uma versão mais barata do serviço apoiada por publicidade.

No segundo trimestre, a Netflix teve lucro por ação de US$ 3,20. A receita cresceu 9%, apesar da valorização do dólar. Sem considerar o efeito cambial, o faturamento teria crescido 13%, informou a empresa.


Paola Tito