Choveu o equivalente a um ano em Dubai e imensas inundações repentinas foram desencadeadas na terça-feira (16), à medida que as ruas se transformavam em rios e a água corrente inundava casas e empresas.

Um vídeo chocante mostrou a pista do Aeroporto Internacional de Dubai – recentemente coroado o segundo aeroporto mais movimentado do mundo – submersa enquanto enormes aeronaves tentavam navegar pelas águas da enchente.

Os grandes jatos pareciam barcos se movendo pelo aeroporto inundado enquanto a água espirrava em seu rastro e formando ondas nas áreas de águas profundas.

A interrupção das operações aeroportuárias continuou até quarta-feira (17), com estradas de acesso bloqueadas por inundações e várias companhias aéreas, incluindo a transportadora aérea Emirates, relatando atrasos nos voos.

A Emirates está suspendendo o check-in para passageiros que partem de Dubai das 8h, horário local, de quarta-feira, até a meia-noite de quinta-feira (18), devido a “desafios operacionais causados pelo mau tempo e pelas condições das estradas”.

O Aeroporto Internacional de Dubai também aconselhou as pessoas a “NÃO virem ao aeroporto, a menos que seja absolutamente necessário” e disse que “os voos continuam atrasados e desviados”.

A companhia aérea disse que os passageiros que já estavam em trânsito continuarão a chegar, mas alertou que os clientes podem esperar atrasos nas partidas e chegadas.

Um passageiro retido disse à reportagem que passou a noite no aeroporto com centenas de outras pessoas depois de chegar de Hong Kong na noite de terça-feira porque não havia opções de transporte fora do terminal.

“O aeroporto está literalmente lotado e não há para onde ir”, disse Bilal, 25 anos, que só quis ser identificado pelo primeiro nome.

Quase 100 milímetros de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, de acordo com observações meteorológicas no aeroporto – cerca do que Dubai costuma registrar em um ano inteiro, de acordo com dados das Nações Unidas.

A chuva caiu tão forte e tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas das enchentes aumentaram e as estradas se transformaram em rios.

Um vídeo nas redes sociais mostrou água correndo por um grande shopping e inundando o andar térreo de casas.

Tal como o resto dos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem um clima quente e seco. Como tal, as chuvas são pouco frequentes e em muitas áreas as infraestruturas, como a drenagem, são limitadas para lidar com eventos extremos.

Quando a chuva caiu na terça-feira, choveu realmente. Eventos de chuvas torrenciais como este se tornarão mais frequentes devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem.

À medida que a atmosfera continua aquecendo, ela é capaz de absorver mais umidade como uma toalha e depois expulsá-la na forma de jatos mais extremos de chuvas torrenciais.

A chuva que inundou Dubai está associada a um sistema de tempestades maior que atravessa a Península Arábica e o Golfo de Omã. Esse mesmo sistema também está trazendo um clima excepcionalmente úmido para a vizinha Omã e o sudeste do Irã.

A chuva deve diminuir na região, mas ainda pode persistir na quarta-feira, antes que o tempo seco retorne.


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *