Neste sábado (2), os quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte – Saudade, Paz, Bonfim e Consolação – estarão prontos para receber grande número de visitantes em razão do Dia de Finados. Para proporcionar segurança e tranquilidade aos que irão homenagear entes queridos, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) organizou uma operação especial com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais, BHTrans, fiscalização da Prefeitura e do Centro Integrado de Operações (COP-BH).

As necrópoles estarão abertas das 7h às 17h30. Para facilitar o acesso e a localização dos jazigos, haverá sinalização interna, distribuição de mapas e funcionários para orientar os visitantes. Em cada cemitério, cartazes com QR Code permitirão acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (SINEC), onde o visitante poderá localizar o jazigo ao incluir o nome do falecido na busca. A consulta também está disponível no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), permitindo que os visitantes se antecipem e busquem a localização dos jazigos antes de sair de casa.

A equipe dos cemitérios contará com um reforço para atender o público e esclarecer dúvidas sobre pendências ou regularizações de jazigos. Contudo, é importante observar que, no Dia de Finados, serão fornecidas apenas informações básicas, pois o atendimento administrativo completo ocorre apenas em dias úteis, das 7h às 17h.

A fim de evitar problemas relacionados ao acúmulo de água e à proliferação de mosquitos, apenas flores naturais poderão ser levadas para os cemitérios, em recipientes que não acumulem água. Flores artificiais não serão permitidas, e do lado de fora dos cemitérios, estarão presentes comerciantes de flores naturais previamente licenciados pela PBH.

Diversas celebrações religiosas serão realizadas ao longo do dia, e, em parceria com funerárias locais, serão oferecidos serviços de acolhimento, como distribuição de água e medição de pressão arterial. Os visitantes poderão utilizar veículos para entrar nos cemitérios, mas conforme a capacidade de lotação de cada um. Em caso de superlotação, o acesso de veículos será temporariamente suspenso até que o fluxo se normalize, com prioridade para familiares e amigos que acompanharão sepultamentos agendados.

Os visitantes também são orientados a reservar mais tempo para a visita em razão do aumento no fluxo de pessoas durante a data. Para agilizar a circulação, a BHTrans realizará ajustes no trânsito das vias próximas aos cemitérios, que estarão sinalizadas e contarão com agentes para orientar os motoristas. Informações sobre o trânsito também serão atualizadas nas redes sociais da BHTrans.

A Operação Finados, organizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, incluirá patrulhamento preventivo e assistência aos visitantes, garantindo que possam visitar os cemitérios com segurança. A Guarda Civil Municipal, em parceria com a Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS) e a FPMZB, estará presente em todos os cemitérios. Com o apoio do COP-BH e mais de 4,5 mil câmeras de videomonitoramento, a operação visa coibir atividades irregulares e garantir a ordem nas dependências dos cemitérios e em seu entorno.

Os visitantes poderão contar com agentes da Guarda Municipal e da fiscalização para denunciar vendedores clandestinos e a abordagem de “enxadinhas” – pessoas que, sem credenciamento, oferecem serviços de limpeza e manutenção de túmulos de forma insistente e irregular, gerando prejuízos estruturais e financeiros ao município. Guardas municipais estarão de plantão nos quatro cemitérios públicos durante todo o horário de funcionamento, realizando patrulhas motorizadas nas áreas internas e nos arredores para combater a atuação de flanelinhas e auxiliar a BHTrans no controle do trânsito.

A atuação da Guarda Municipal também se estenderá à manutenção da ordem e à proteção do patrimônio público. Agentes permanecerão atentos a tentativas de depredação, pichações e outras ações que possam danificar equipamentos dos cemitérios, como banheiros, bancos, jardins e lápides. As equipes de fiscalização estarão encarregadas de verificar a documentação dos vendedores de flores e outros itens, garantindo que apenas comerciantes licenciados estejam autorizados a oferecer seus produtos.

Com essa operação coordenada, a Prefeitura de Belo Horizonte busca proporcionar uma experiência mais segura e organizada para os visitantes, além de garantir o respeito e a preservação dos espaços públicos dos cemitérios municipais durante o Dia de Finados.

Foto: Suziane Brugnara/PBH

 


Avatar

administrator