Nesta quinta-feira (7), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a regulação das “tecnologias digitais”, com foco especial na inteligência artificial, durante a abertura do P20, encontro dos presidentes de parlamentos dos países do G20, realizado na Câmara dos Deputados. Pacheco ressaltou a relevância da inteligência artificial e da internet das coisas no enfrentamento dos desafios globais e mencionou os esforços do Congresso Nacional para desenvolver um arcabouço legislativo robusto para regulamentar as tecnologias digitais e a mídia, visando garantir segurança jurídica para o setor.
“Precisamos investir em uma infraestrutura digital que seja eficiente, inclusiva e resiliente, promovendo a conectividade global como um caminho para reduzir as desigualdades“, destacou Pacheco, ao enfatizar a importância de uma base digital sólida para sustentar o avanço tecnológico e a inclusão.
Durante seu discurso, o presidente do Senado também alertou para o “delicado momento” enfrentado pela democracia em várias regiões do mundo. Ele destacou que o P20, formado pelos líderes parlamentares do G20, é essencial para fortalecer o diálogo e a transparência no sistema internacional. “Esse grupo está à altura do desafio democrático, promovendo mais diálogo, transparência e participação entre as nações e seus cidadãos”, afirmou.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também discursou, frisando a importância de fortalecer a cooperação entre os países, evitando soluções unilaterais que possam desequilibrar as relações internacionais. Lira ressaltou que o Brasil está comprometido com pautas relevantes, como a reforma tributária e projetos voltados para a sustentabilidade.
“Estamos em um período de grandes tensões entre nações, agravado por crises humanitárias, climáticas e sanitárias, que ampliam as desigualdades”, disse Lira. Ele também reiterou a condenação a todas as formas de terrorismo, renovando o apelo aos parlamentos para que atuem em favor da paz e na proteção de civis inocentes em todo o mundo.
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado