Celebrando o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, e como parte do programa Mais Turistas, a secretaria realizou diversas ações na AVAV Expo, uma das maiores feiras turísticas da América Latina, com destaque para a promoção da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Promover as múltiplas riquezas de Minas Gerais e atrair investimentos para o estado. Foi com esses objetivos que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

No estande, criado com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio do Sebrae Minas, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), João Paulo Martins, ressaltou o empenho do governo na obtenção do título internacional. A candidatura será avaliada na 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, que acontecerá no início de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

Fotos: Leo Bicalho

“A proposta de candidatura faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, junto com o Iepha.

O reconhecimento pela Unesco significa Minas ter a divulgação internacional, trazendo também oportunidades e reconhecimento para todas as nossas regiões queijeiras.

Dessa forma, também conseguiremos difundir mais os produtos, melhorar as condições de produção e incentivar a promover o turismo de experiência, cada vez mais crescente em nosso território”, avaliou João Paulo durante apresentação na ABAV Expo 2024.

A cozinha mineira fez sucesso no estande Minas Gerais. Centenas de pessoas passaram pelo espaço para saborear as delícias da Cozinha Viva, comandada pela chef Mariana Correia, convidada em parceria com o Sebrae, neste primeiro dia de ABAV Expo.
Mariana preparou pão de queijo com carne de lata e biscoito amanteigado de fubá com doce de leite, acompanhado de café. A chef também elaborou o menu degustação servido no estande, composto por delícias mineiras como queijo, linguiça, vinho, cachaça, requeijão de raspa, cocada, castanha de caju, doce de leite, geleia de figo e chocolate.

O espaço também contou com a participação da Rota Frango e Cachaça, idealizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas. Os chefs prepararam massa ao molho de frango e ora-pro-nóbis e as empadinhas de Cachoeira da Prata, patrimônio imaterial do município.

Drinks a base de whisky e cachaça também puderam ser apreciados pelos visitantes.


Minas Gerais teve programação rica e diversa a quando termina evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV). . A ABAV Expo 2024 deve reunir mais de 42 mil participantes, entre operadores, agentes de viagem, empresas e representantes de diversos segmentos do setor.

Além das delícias da cozinha mineira, o estande do Governo de Minas promove vários destinos turísticos do estado.

Quem passou pelo local poderá conhecer roteiros voltados para a cultura, ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura – Rota das Artes, Café do Cerrado, Cafés do Sul de Minas e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas, agradando a todos os perfis de viajantes. Ao todo, expositores de 10 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) promovem seus destinos.


A Invest Minas, agência de atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), também esteve presente nos três dias de feira mostrando a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor. A Invest Minas Tur já atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira

Informações para [email protected] @sergiomoreira63