O Kremlin anunciou nesta quarta-feira (25) que as forças russas continuam avançando significativamente no leste da Ucrânia. Segundo o governo russo, suas tropas conquistaram mais dois vilarejos e estão se aproximando de um importante reduto estratégico ucraniano.

Nas últimas semanas, os avanços das tropas russas foram intensificados a uma velocidade não vista nos últimos dois anos, mesmo com a incursão ucraniana na região de Kursk, na Rússia, que tinha como objetivo desviar o foco das forças de Moscou.

Questionado sobre o possível cerco à cidade de Vuhledar, uma área mineradora fortemente defendida e crucial para as defesas ucranianas no sul da região de Donetsk desde 2022, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou: “A dinâmica é positiva”.

Além disso, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou em seu relatório diário que as forças russas ocuparam os vilarejos de Hostre e Hryhorivka, localizados na região de Donetsk. No entanto, a agência de notícias Reuters não pôde verificar de maneira independente essas informações sobre os avanços no campo de batalha.

A agência de notícias estatal russa RIA também citou Denis Pushilin, chefe da região de Donetsk instalado pela Rússia, afirmando que combates estavam ocorrendo dentro de Vuhledar, que antes da guerra abrigava cerca de 14 mil pessoas.

Embora o comando militar ucraniano não tenha reconhecido diretamente as conquistas russas em torno de Vuhledar, confirmaram que combates intensos continuam na área. Relatos da mídia russa e blogueiros especializados em guerra afirmaram que as forças russas já começaram a ofensiva contra a cidade.

Pushilin também confirmou a tomada de Ukrainsk, uma cidade localizada a cerca de 50 km ao norte de Vuhledar. De acordo com fontes russas, Ukrainsk foi capturada na semana passada pelas forças de Moscou.


Avatar

administrator