A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado realiza nesta terça-feira (27), às 11h, uma audiência pública para debater a situação das comunidades brasileiras que vivem fora do país. O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), por meio do Requerimento 9 de 2025.

A pauta inclui a análise das políticas públicas voltadas aos brasileiros no exterior e os efeitos de mudanças recentes em legislações e administrações de países como os Estados Unidos, que decretaram estado de emergência e implementaram novas normas imigratórias no início deste ano.

O senador destacou que aproximadamente 4,9 milhões de brasileiros residem no exterior, enfrentando dificuldades que variam de acordo com o país, incluindo desafios de adaptação cultural, acesso a serviços, inserção no mercado de trabalho e manutenção dos laços com o Brasil.

Segundo dados apresentados no requerimento, os serviços consulares brasileiros registraram mais de 608 mil atendimentos em 2023, número quase 50% maior do que o registrado no ano anterior. No mesmo período, cerca de 79 mil casos exigiram assistência direta a cidadãos brasileiros no exterior.

Apesar do aumento na demanda, a rede consular, composta por 186 repartições no mundo, sofre com a limitação de pessoal e recursos materiais, o que tem provocado atrasos nos atendimentos e dificuldades para agendamentos e prestação de serviços.

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *