Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

Arqueólogos no sul da Itália descobriram ruínas do que acreditam ser um templo feito por colonos gregos. O Ministério da Cultura da Itália anunciou na terça-feira (1º/02) que capacetes e uma parede pintada foram descobertos em Eleia, uma importante cidade durante o nascimento da civilização romana.

Atualmente parte da cidade de Ascea, na província de Salerno, Eleia fica a 40 quilômetros a sudeste de Paestum, famosa por alguns dos templos gregos antigos mais bem preservados do mundo.

Eleia e Paestum faziam parte do que os romanos chamavam de Magna Grécia, ou “Grande Grécia”, pelo extraordinário número de gregos que ali se estabeleceram.

Eles começaram a chegar no século 8 a.C e desempenharam um papel importante na disseminação da cultura helênica no que se tornaria a Roma Antiga.

A própria Eleia foi encontrada por volta de 540 a.C. Também é famosa por ser a casa dos renomados filósofos pré-socráticos Parmênides e Zenão.

Oferendas à deusa Atena

O diretor-geral de Museus do Ministério da Cultura da Itália, Massimo Osanna, disse que a área explorada em Eleia provavelmente continha relíquias de oferendas feitas a Atena, a deusa grega da guerra e da sabedoria, após uma importante batalha naval nas proximidades do Mar Tirreno.

O ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, disse que as descobertas da escavação de Eleia ressaltam a importância de investir em pesquisas arqueológicas para revelar “pedaços importantes da história do Mediterrâneo”.

Fonte: DW


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.