Vacinas contra a Covid-19 já podem ser compradas pela população na rede particular de Belo Horizonte. O imunizante disponível é o da AstraZeneca, conforme o presidente da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Geraldo Barbosa, já havia adiantado a O Tempo. A Drogaria Pacheco comercializa a dose por R$ 229,90.
Na rede, o imunizante está disponível para pessoas com idade entre 18 e 49 anos. Para se vacinar, porém, é necessário apresentar prescrição médica, além dos comprovantes das doses anteriores. Deve ser respeitado o intervalo mínimo de quatro meses, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, e fica a cargo da rede particular checar as doses que o paciente já tomou.
“A cópia da prescrição será retida na farmácia e o paciente deverá assinar termo de consentimento para segurança, monitoramento e registro em conformidade com as diretrizes das autoridades sanitárias brasileiras”, informa a Drogarias Pacheco.
De acordo com informações da ABVAC, por enquanto, nenhuma outra fabricante apontou disponibilidade de fornecer o imunizante para a rede privada. Para o futuro, as expectativas da associação são de que a vacina contra a Covid-19 se torne algo de rotina, como a da gripe.
“Acreditamos que em algum momento haverá um estreitamento da faixa etária e grupos vacinados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), e assim as clínicas atuarão como complemento e para aqueles não elegíveis, como já acontece na vacina de gripe”, diz a entidade.
Todas as vacinas aplicadas serão registradas no ConecteSUS, programa de informações do Governo Federal, conforme já ocorre com os demais imunizantes.