O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou que trabalhará pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro, visando permitir sua candidatura à Presidência em 2026. Em entrevista concedida à GloboNews nesta segunda-feira (28), Costa Neto afirmou que solicitará ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que avance o processo de anistia em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Segundo Costa Neto, Bolsonaro é um dos principais influenciadores da direita no Brasil, e Lira deveria procurar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para tratar do assunto. “Se não for possível, tive uma ideia: Arthur, conversa com o Supremo e vê se não dá para reduzir a pena desse pessoal que pegou 17 anos. São pessoas que estavam com pedaços de pau, não assaltantes”, comentou, referindo-se aos envolvidos nos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Costa Neto argumentou que as penas aplicadas são muito longas e que ainda há muitas pessoas presas.
Além da questão da anistia, o líder do PL ressaltou a importância de expandir alianças partidárias, aproximando o PL de grupos que compartilham valores, inclusive fora do espectro da direita. “Temos gente no PSB e até no PT, principalmente no Nordeste, que apoia nossas pautas”, afirmou Costa Neto, destacando a necessidade de habilidade política para construir novas parcerias.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil