A Volkswagen está investindo fortemente em sua linha de carros elétricos, o que tem deixado o futuro de alguns de seus modelos mais icônicos em dúvida. Um desses modelos é o Golf, um dos veículos mais renomados da marca alemã, em produção desde 1974. No Brasil, o hatch médio conquistou muitos fãs ao longo das gerações e mantém uma base de admiradores saudosos.
Agora, a Volkswagen trouxe ao Brasil uma unidade do novo Golf GTI europeu, parte da 8ª geração do modelo (conhecida como “Golf 8,5”). O veículo rapidamente ganhou atenção ao ser fotografado logo após desembarcar no aeroporto de Viracopos, em Campinas, para participar das ativações da marca no Rock in Rio 2024, que começa nesta sexta-feira (13) no Rio de Janeiro.
Embora o Golf GTI esteja, por enquanto, apenas fazendo uma aparição pública, sua chegada ao Brasil marca a celebração dos 50 anos de produção do modelo. A Volkswagen do Brasil também espera que essa exibição ajude a convencer a matriz na Alemanha a reconsiderar a venda do hatch no país. A última vez que o Golf foi vendido por aqui foi em 2019, com o híbrido Golf GTE, da 7ª geração, em um lote limitado.
O Golf GTI 8,5 europeu traz diversas inovações, incluindo um logotipo retroiluminado na grade frontal e uma faixa de LEDs que conecta os faróis, proporcionando um visual moderno e esportivo. Na dianteira, o modelo chama a atenção com uma grande grade colmeia no para-choque, dando um ar agressivo ao hatch.
A unidade trazida ao Brasil veio equipada com várias opções exclusivas, como rodas de liga leve pretas de 19 polegadas, herdadas do Golf R, e uma pintura cinza clara com teto preto brilhante. Além disso, o motor 2.0 turbo a gasolina, duas atualizações à frente do presente no Jetta GLI, oferece 265 cv de potência e 37,7 mkgf de torque, acoplado a um câmbio DSG de 7 marchas com tração dianteira.
Esse conjunto permite que o Golf GTI acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. O modelo também oferece quatro modos de condução e amortecedores adaptativos, com ajustes que variam entre esportivo e confortável. O sistema de som Harman Kardon simula o ronco do motor para intensificar a experiência de direção.
Por fim, o hatch é equipado com o que há de mais moderno da gama europeia da Volkswagen, incluindo um câmbio eletrônico acionado por joystick e uma central multimídia com tela de 12 polegadas sensível ao toque, com conexão à internet, espelhamento sem fio e loja de aplicativos.