A Prefeitura de Belo Horizonte realizará uma operação especial de trânsito e transporte para o jogo entre Cruzeiro e Flamengo, que ocorrerá neste domingo, dia quatro de maio, às dezoito horas e trinta minutos, no estádio Mineirão. A ação envolverá agentes da Unidade Integrada de Trânsito, composta pela BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar. As equipes atuarão na região do estádio para garantir melhores condições de segurança viária, proteção de motoristas e pedestres, além do monitoramento e fiscalização das reservas de área antes e durante o evento.
As intervenções no trânsito terão início no sábado, dia três de maio, a partir das vinte horas. Serão implantadas reservas de áreas com proibição de estacionamento e promovidas alterações na circulação viária ao redor do Mineirão, visando a fluidez no trânsito. Faixas informativas serão instaladas para orientar motoristas e pedestres.
No domingo, haverá inversão do sentido de circulação na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as avenidas Coronel Oscar Paschoal e Rei Pelé. Ambas as pistas operarão no sentido Avenida Antônio Carlos em direção à Orla da Lagoa, facilitando o acesso aos estacionamentos G1, G2 e G3. Será implantada ainda uma faixa reversível no contrafluxo da Avenida Antônio Abrahão Caram, próxima à Alameda das Acácias, para uso de forças de segurança e salvamento, além de auxiliar na fluidez das avenidas Presidente Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram.
A pista interna da Avenida Antônio Abrahão Caram será interditada no trecho entre as avenidas Coronel Oscar Paschoal e Rei Pelé para facilitar o acesso aos estacionamentos, que somam duas mil e oitocentas vagas gerenciadas pela Minas Arena. Cerca de uma hora após o início da partida, será implantada uma operação de contrafluxo na saída do estacionamento G1 pela pista interna da Avenida Rei Pelé, no sentido Avenida Presidente Carlos Luz, para agilizar a saída dos veículos após o término do jogo. Os torcedores visitantes deverão acessar o estádio pela passarela de integração entre o Mineirinho e o Mineirão, utilizando o portão três localizado na Avenida Chafir Ferreira.
Para quem optar pelo táxi, serão implantados três pontos oficiais: na Avenida Coronel Oscar Paschoal, em frente ao estacionamento G2 no Hall Principal; na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Alameda das Palmeiras e a Avenida Coronel Oscar Paschoal; e na Avenida Rei Pelé, entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e o estacionamento G1. Os táxis terão acesso às pistas e faixas exclusivas do sistema MOVE, oferecendo mais comodidade e agilidade aos torcedores.
No transporte coletivo, haverá alteração no itinerário da linha cinco mil quatrocentos e um (São Luiz/Dom Cabral). Outras linhas que atendem a região do Mineirão incluem as linhas sessenta e quatro, sessenta e sete, cinco mil cento e dois, cinco mil cento e seis, cinco mil quatrocentos e um, quinhentos e três, quinhentos e quatro, S-53, S-54 e S-55, abrangendo diversas regiões da cidade com conexões diretas ao local do evento.
Foto: Divulgação/PBH