A aliança política entre Lula (PT) e Alexandre Kalil (PSD) vem ganhando força nos últimos tempos. Nesta quinta-feira (10), o ex-presidente e candidato à presidência da República reafirmou que pretende apoiar e contar com o apoio do atual prefeito de Belo Horizonte para as eleições de 2022.

O petista, no entanto, considerou que aguarda o anúncio oficial de que Kalil será, de fato, candidato ao governo de Minas para iniciar uma conversa.

“Estou, com todo respeito institucional, esperando para ver se ele é candidato. Ele precisa se afastar da prefeitura e quando se afastar, aí sim eu pretendo conversar e estabelecer uma possibilidade de construir uma aliança política com ele”, disse em entrevista concedida à Rádio Itatiaia nesta manhã.

O ex-presidente acredita, ainda, que o atual prefeito de BH seria o “mais próximo” a enfrentar o atual governador Romeu Zema (Novo) e que um cenário de aliança em Minas seria favorável com Kalil.

“Com quem podemos fazer aliança hoje em Minas Gerais? É com o Kalil. É uma figura de projeção, companheiro que está governando bem BH, mais próximo de enfrentar o atual governador, então acho que o PT precisa tentar construir isso. Quando o Kalil estiver livre, vamos iniciar uma conversa. E será a partir do dia 27, quando ele deixará o cargo e ficará livre para disputar, aí nós vamos conversar”, afirmou, garantindo que acredita que ambos teriam condições de vencer as eleições em Minas.

“Seria presunção da minha parte dizer que o Kalil só ganha com o apoio do PT, é uma política de aliança, como se fosse via de duas mãos. Se nos juntarmos, vamos ajudá-lo, mas certamente ele vai nos ajudar. Senão não precisaria estar junto. Temos condição de ganhar a presidência da república no Estado e o governo de Minas com o Kalil”, concluiu.