Muito ativo na parte diplomática em busca de uma solução negociada entre Rússia e Ucrânia desde antes da guerra eclodir, o presidente da França, Emmanuel Macron, conversou com os presidentes dos dois países nesta quinta-feira.

Macron chegou a uma conclusão sombria após a conversa com Vladimir Putin, da Rússia: “o pior ainda está por vir” na guerra em curso. Segundo o comunicado do Palácio do Eliseu, em uma conversa que durou uma hora e meia, Putin afirmou que a operação russa está prosseguindo “de acordo com os planos” e pode “se intensificar” se os ucranianos não aceitarem suas condições.

“A previsão do presidente [Macron] é que o pior está por vir, tendo em conta o que lhe disse o presidente Putin”, disse o Eliseu. Segundo o Eliseu, na conversa de uma hora e meia Putin afirmou que a operação russa está prosseguindo “de acordo com os planos” e pode “se intensificar” se os ucranianos não aceitarem suas condições.

O Kremlin disse que a lista de demandas apresentadas à Ucrânia pode vir a se expandir caso as suas exigências não sejam atendidas.

De acordo com a Presidência russa, Putin afirmou que continuará, “sem concessões”, sua ofensiva contra os “nacionalistas” na Ucrânia, país invadido por Moscou em 24 de fevereiro.

Em uma conversa descrita como “franca” pelo governo de Moscou, Putin expressou seu “desacordo” com o discurso feito no dia anterior por seu homólogo francês sobre o conflito na Ucrânia. Macron alegou ser uma “mentira” que a Rússia estava lutando contra ou nazismo na Ucrânia.

Sobre as conversas entre uma delegação ucraniana e os russos na Bielorrússia nesta quinta-feira, Putin disse a Macron que seu país poderá colocar na mesa uma “desmilitarização e uma posição neutra para a Ucrânia, para que não haja ameaças de qualquer tipo que afetem a Rússia vindas deste território”, segundo o Kremlin.

Segundo o primeiro-ministro francês, Jean Castex, a conversa ocorreu “a pedido do presidente Putin”.

Macron deve oficializar sua candidatura à reeleição nas eleições presidenciais de abril nesta quinta-feira. Embora esteja há meses em campanha, o presidente postergou a oficialização, em parte devido ao conflito, mesmo antes de ele se tornar armado.

Segundo a maioria dos analistas, Macron desejava evitar a guerra também para poder usar isso em sua campanha. A invasão russa na quinta-feira da semana passada frustrou seus planos.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, é judeu e esta semana pediu aos membros da comunidade ao redor do mundo que não “ficassem em silêncio” enquanto seu país sofre um grande ataque. Ainda não há comunicado sobre a conversa entre Macron e Zelesnky.